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4 iniciativas essenciais que auxiliam na gestão das operadoras

As operadoras apresentam diferentes rotinas administrativas, que podem ser otimizadas a partir do uso de ferramentas e/ou contratação de serviços. São muitos os setores que podem ser beneficiados quando processos são organizados e otimizados, e algumas soluções contribuem para essa organização.
Eles permeiam da gestão à operação das empresas de saúde e podem, além de tudo, reduzirem custos. Por isso, no post de hoje, iremos listar algumas soluções que auxiliam na gestão de operadoras. Confira!

 

1. Ferramentas de gerenciamento de processos

Uma das principais premissas para a execução das atividades operacionais e gestão de operadoras é o controle do que deve ser feito. Para isso, ferramentas de gerenciamento de processos se tornam importantes aliadas. Metodologias como Scrum, e ferramentas como Kanban e Trello podem auxiliar gestores de áreas a construírem rotinas de trabalho, controlarem prazos e terem uma visão geral de tudo o que está acontecendo dentro do setor. Para projetos que demandam orçamentos específicos, essas ferramentas se tornam fundamentais para o controle e planejamento das atividades e dos custos, para que nada saia do escopo.

 

2. Consultorias que auxiliam no processo de análise e auditoria

As rotinas de um setor de auditoria, autorização e compras, é repleto de adversidades. A falta de tempo da equipe operacional para atuar em processos específicos compromete a realização das atividades e o auxílio de uma consultoria especializada pode minimizar os gargalos. Para que a contratação de uma consultoria traga resultados efetivos para a gestão e a operação, é essencial estar atento qual o momento certo de contratá-la. Ao contar com o auxílio de serviços especializados, a mão de obra pode ser otimizada e alocada para outras atividades.

 

3. Tecnologia incorporada às rotinas

Já falamos em posts aqui do blog sobre como a tecnologia pode ajudar a gestão das operadoras. Ela, quando combinada a outros serviços e incorporada a ferramentas, reduz o tempo despendido para a realização das atividades operacionais, promove a integração dos setores e reduz custos.

Um exemplo consiste na solução Cotação – plataforma exclusiva, desenvolvida pela Gestão OPME. A partir do seu uso, é possível realizar o trâmite da cotação, concentrando todas as etapas do processo em uma única ferramenta. Com a tecnologia, a operadora, o médico e o fornecedor dos materiais se mantêm conectados e podem dar os encaminhamentos necessários com mais transparência e rapidez.

Ou seja, a tecnologia ajuda a automatizar um processo que é feito de maneira manual, demorada e onerosa. Mas esse é apenas um exemplo das várias rotinas que podem ser melhoradas a partir do seu uso. Para conseguir identificar como e onde aplicar soluções como essa, é preciso estar atento.

 

4. Gestão eficiente de equipes

Por serem compostas por profissionais de diferentes áreas de formação, a gestão de equipes no ambiente das operadoras se torna essencial. Estabelecer uma comunicação clara com os colaboradores, proporcionar feedbacks e oferecer capacitações que estimulem o crescimento profissional são algumas das alternativas para gerir e motivar equipes. Colaboradores alinhados aos valores da empresa são mais motivados e produtivos.