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A tecnologia como suporte ao paciente e ao sistema de saúde

Exames mais precisos, medicamentos mais eficazes e dispositivos médicos menos invasivos. As novas tecnologias contribuem para o setor de saúde e proporcionam tratamentos mais completos aos pacientes. Mas, além das questões ligadas à performance dos materiais e medicamentos, outra característica é o auxílio da tecnologia aplicada à realidade do paciente e do sistema de saúde. Neste post abordaremos como o uso da tecnologia pode contribuir para este cenário.

 

Tecnologia a favor do empoderamento

Quem nunca sentiu um sintoma e foi buscar informações sobre ele na internet? Apesar de sabermos que nem tudo o que encontramos pode ser considerada uma “verdade absoluta” e que nenhuma informação pode substituir um diagnóstico de um especialista, a internet passou a ajudar o paciente a entender mais sobre os sintomas e patologias. A tecnologia foi a grande responsável pelo acesso facilitado e ilimitado à informação, que possibilita que o paciente receba subsídios para seu empoderamento e busque um tratamento adequado.

 

Troca de experiências sobre os tratamentos aplicados

Outro ponto positivo trazido pela tecnologia é a aproximação entre pacientes. A troca de experiências que pode ser estabelecida por meio de grupos de debates, blogs e fóruns on-line, faz com que muitos não se sintam só diante do problema enfrentado  – o que pode ser considerado um conforto aos momentos delicados, enfrentados durante os tratamentos.

 

Consulta ao perfil dos médicos e percepções dos pacientes

A tecnologia também possibilitou a criação de repositórios com os perfis dos médicos, onde é possível compartilhar as experiências nas consultas e nos diagnósticos. Esses espaços auxiliam no processo de escolha do profissional, com base nas opiniões reais dos pacientes.

Saiba mais sobre a aplicação dos recursos tecnológicos no dia a dia das operadoras de saúde e hospitais neste post!

Aproximação dos médicos a partir dos recursos tecnológicos

Muitas vezes, o paciente já apresenta um diagnóstico, mas busca a percepção de um outro profissional em relação ao seu quadro. A tecnologia já está sendo usada para essa finalidade, auxiliando a construção de um diálogo mais próximo entre médico e paciente. O conceito de telemedicina, por exemplo, está transformando esta relação, tornando a assistência médica mais acessível. Vale salientar que o conceito é trabalhado como um apoio à medicina tradicional.

Com o uso de tecnologias aplicadas à telemedicina, é possível ganhar mais velocidade nos processos, trocar conhecimento e dar maior respaldo à tomada de decisão acerca dos tratamentos (tanto do ponto de vista do médico quanto do paciente).

 

Segurança das informações relacionadas aos pacientes

A tecnologia auxilia no armazenamento dos dados dos pacientes de maneira mais segura. A partir dos prontuários eletrônicos, é possível controlar o histórico de consultas, diagnósticos e tratamentos, reduzindo os riscos de erros. A redução (ou eliminação) dos prontuários em papel elimina a necessidade do armazenamento de arquivos físicos, que ficam vulneráveis à perda e extravio.

 

São muitos os benefícios ao paciente e ao sistema de saúde, trazidos a partir do uso da tecnologia – e eles tendem a aumentar cada dia mais. Você está preparado para usufruir deles?