
Agilidade nos processos e melhorias nos fluxos: os resultados da Unimed Cuiabá
Sobre a Unimed Cuiabá
A Unimed Cuiabá é uma cooperativa de serviços médicos com mais de quatro décadas de existência, com status de referência nacional no sistema Unimed – considerado a maior experiência cooperativista na área da saúde em todo o mundo. Localizada na região Centro Oeste do País, a singular conta com mais de 1,3 mil médicos cooperados, 1,4 mil colaboradores e, aproximadamente, 220 mil beneficiários.
Em sua estrutura, a cooperativa possui mais de 100 clínicas e 21 hospitais credenciados. Além de números expressivos, a Unimed Cuiabá coleciona prêmios em áreas como: Gestão de Pessoas, Tecnologia e Inovação, Responsabilidade Socioambiental, Finanças, Gestão e Governança e Relacionamento com o Cliente.
O problema
Dois problemas impactavam as rotinas do setor de OPME da Unimed Cuiabá. Eram eles: a demora para a finalização das análises dos pareceres e a dificuldade no embasamento para instauração da junta médica.
A solução
A Gestão OPME passou a atuar na Unimed Cuiabá em 2017 disponibilizando os serviços AnalytiCare, PriceMed e LibMed. Hoje, aproximadamente 30 pessoas são beneficiadas com os serviços e sistemas fornecidos pela empresa, explica o auditor de OPME da Unimed Cuiabá, dr. Pedro Pulcherio.
Os resultados
Com a consultoria, os fluxos passaram a ser mais organizados, tendo como resultados a redução de custos e a melhoria dos processos. Entre os resultados mais expressivos obtidos com a contratação dos sistemas estão a redução do prazo de análise das guias médicas, agilidade na autorização dos procedimentos médicos e no contato com o solicitante dos pedidos médicos.
“Os reflexos positivos despertam otimismo por parte dos gestores da cooperativa. A contratação da Gestão OPME proporcionou o respeito aos prazos e um atendimento adequado. Trata-se de uma parceria de sucesso”, salienta a coordenadora de OPME da Unimed Cuiabá, Renata Moreira.

Para o dr. Edson Harima, gerente de OPME da Unimed Cuiabá, os principais benefícios alcançados a partir da contratação dos serviços foram:
- Agilidade para análise e autorização dos pedidos médicos
- Otimização no contato com o médico solicitante do pedido
- Maior embasamento para instaurar o processo de junta médica
- Redução dos prazos para análise das guias
“Recomendamos muito os serviços da Gestão OPME. Acrescentamos também que os resultados são excelentes e passíveis de medir em curto prazo.”
Edson Harima, gerente de OPME da Unimed Cuiabá
