
Aquisição de OPMEs e o desafio de realizar uma cotação segura
Já falamos em alguns conteúdos, aqui em nosso blog, sobre as implicações relacionadas às órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs). Elas permeiam desde à análise de pertinência do uso ao processo de compra desses materiais.
Uma compra assertiva e segura só é estabelecida se todos os envolvidos estiverem cientes do seu papel no processo. Mais que isso: é fundamental que sejam verificadas as questões atreladas ao processo, para que ele seja estabelecido de maneira segura, eficiente e centralizada.
Você sabe quais os principais desafios para garantir um processo de compra de materiais médicos mais assertivo? No post de hoje falaremos sobre esse tema. Confira!
Análise de pertinência das OPMEs para cotação
Antes de proceder com a compra dos materiais médicos, o setor de auditoria das operadoras e hospitais devem analisar a quantidade de OPMEs solicitadas e a real necessidade de sua aquisição. As cotações de preços e possíveis negociações são feitas a partir dessa análise.
Quer saber mais sobre a análise de pertinência de materiais? Confira o webinar exclusivo sobre o tema! |
Contato com o fornecedor para cotação de OPMEs
Estabelecer contato para que sejam iniciadas as negociações e compra é essencial. Ele deve ser feito de maneira ágil, considerando os prazos para a realização dos procedimentos, as necessidades do médico solicitante e do paciente e o posicionamento da auditoria da operadora. Como trata-se de cotação, é importante ter mais de uma empresa fornecedora do material, para a análise da proposta mais vantajosa.
As marcas e valores devem ser analisados, para que seja feita a melhor escolha – considerando aspectos técnicos e financeiros. No entanto, algumas dificuldades podem ser enfrentadas.
Desafios para realizar a cotação
Como os setores de auditoria das operadoras acumulam muitas funções, o processo de cotação pode ficar em segundo plano. Ou ainda, pela urgência e prazos, algumas etapas essenciais podem ser esquecidas ou não documentadas. Informações sobre o histórico de preços, características técnicas, fornecedores que atendam às necessidades do prestador e que costumam participar das negociações são importantes e podem ser perdidas, se não forem centralizadas.
Convocar mais de um fornecedor para participar da cotação também é uma prática necessária e, muitas vezes, pela pressa em fechar as cotações, não acontece.
O médico solicitante da demanda também pode participar do processo, auxiliando na escolha do material e no repasse das especificidades técnicas. Mas esse profissional nem sempre possui tempo para verificar essas informações in loco. Ou seja, etapas importantes de um processo de cotação são deixadas de lado por falta de ferramentas que auxiliem no controle das rotinas operacionais.
Tecnologia como aliada do processo de cotação
Os recursos tecnológicos contribuem para otimizar rotinas operacionais e aumentar a transparência na gestão. A cotação de produtos médicos envolve diferentes áreas e, como já mencionamos, muitas informações importantes podem ser perdidas se não forem controladas e centralizadas. Plataformas podem contribuir para que essas informações sejam armazenadas e analisadas de maneira eficiente.
A Gestão OPME disponibiliza a solução BuyMed, que centraliza as informações referentes às cotações de produtos médicos, possibilitando (entre outras funcionalidades) a convocação de fornecedores, envio e análise de propostas, e emissão da nota fiscal. Todo o processo de cotação e compra de materiais pode ser feito via plataforma. Saiba mais aqui!