Blog

 

Assine a nossa Newsletter

Aproveite e cadastre-se para receber gratuitamente informações relevantes para o setor.

As 8 principais tendências em saúde para 2019

No final de cada ano, os diferentes segmentos se preparam para o que está por vir. As principais tendências são projetadas e são uma espécie de respaldo para as inovações que serão implementadas. Conforme a Forbes, as “previsões” elencadas em 2017 se concretizaram em, praticamente, 98% dos casos.

Agora, o portal trouxe as oito principais projeções para 2019 no que diz respeito ao setor de saúde no mundo. Entre elas estão a presença da inteligência artificial, blockchain, uso de comando por voz para exames e diagnósticos. Confira!

Trend #1

15% dos gastos globais com saúde estarão relacionados aos modelos com foco em resultado

Mais uma vez, o setor de saúde priorizará soluções focadas em resultados. Essa realidade será ainda mais presente em países que destinam uma porcentagem considerável (quase 10% ou mais de seu PIB, como é o caso de Alemanha, Canadá, França e Estados Unidos) em gastos com a saúde. Com isso, as iniciativas que visam a prevenção e tratamento, e o reembolso
sustentável aos beneficiários e operadoras serão predominantes.

Trend #2

Investimento em Inteligência Artificial na área da saúde ultrapassará US $ 1,7 bilhão

Para melhorar os fluxos de trabalho e automatizar as rotinas operacionais, é necessário investimento. Acredita-se que os investimentos em aplicativos de Inteligência Artificial destinados à saúde irão ultrapassar os US$ 1,7 bi no próximo ano. É projetado um ganho de produtividade de até 15% a partir de investimentos em tecnologia. Espera-se que diagnósticos por imagem, descoberta de novos medicamentos e análises clínicas sejam otimizadas a partir da implantação de soluções baseadas em Inteligência Artificial.

Trend #3

Tecnologias voltadas para a saúde “fora do hospital” crescerão 30%

No próximo ano, estima-se que a tecnologia vai proporcionar aos indivíduos condições de gerenciarem a própria saúde. Os investimentos em tecnologias como essas irão crescer 30%. Aplicativos que fomentem o cuidado (como bons hábitos alimentares, terapias, gerenciamento das prescrições e saúde comportamental) terão uma expansão significativa.

Trend #4

A Ásia se tornará um (novo) centro de inovação

Os mercados emergentes  têm ganhado espaço e contribuindo com a indústria farmacêutica. Nesse contexto, o Oriente tem desenvolvido dispositivos e medicamentos que consideram as especificidades dos asiáticos (corpos, estilo de vida, entre outros aspectos). Acredita-se que em 2019 aproximadamente 10% dos investimentos em P&D sejam destinado às inovações – promovidas pela Ásia e destinadas à área da saúde. Destaque para a China.

Trend #5

Uso de Big Data para coleta e análise de dados expandirá

As soluções baseadas na inteligência de dados ganharão espaço no setor e ajudarão no respaldo das decisões gerenciais e estratégicas. Projeta-se que até o final de 2019 cerca de 50% das empresas atuantes na área de saúde contarão com a consulta de dados para terem mais assertividade nas ações. Entre as análises que podem ser respaldadas estão: a identificação dos indivíduos em risco; tratamentos com maior efetividade e menor custo; e automação de processos operacionais. A tendência é que a incorporação dos dados como estratégia seja feito de maneira progressiva nos próximos anos.

Trend #6

Comando por voz ganhará espaço no setor de saúde

A área de saúde já se aproxima de grandes players do mercado especializados em voz. Com isso, o uso do comando de voz para esta finalidade também surge como uma tendência forte para o próximo ano. Entre as rotinas que utilizarão o recurso estão o diagnóstico de exames, atendimento de pacientes (em especial, idosos) e transmissão de informações curtas, com transcrição das falas. O comando por voz é, inclusive, uma tendência para diferentes áreas da economia, como marketing, vendas e educação.

Trend #7

Blockchain terá destaque na área 

No próximo ano estima-se que o conceito de blockchain – de uma maneira simples, o armazenamento de informações em blocos de dados ultra seguros – também seja incorporado à área da saúde. Estima-se que durante 2019 aplicativos baseados em blockchain estejam em fase de experimentação e discussão. Se as iniciativas prosperarem, muito em breve soluções como essas estarão disponíveis para comercialização.

Trend #8

Personalização nos serviços de saúde 

A defasagem dos serviços de saúde prestados pelas operadoras tem influência direta na queda de novas adesões. Para frear essa realidade é necessário investir em serviços personalizados, que levem em consideração características reais dos beneficiários. Os dados de cada um desses beneficiários podem, inclusive, nortearem algumas ações de personalização e consiste em uma aposta para as seguradoras no próximo ano.

 

As tendências ajudam a projetar uma realidade, mas não garantem que ela se concretize. No entanto, é sempre bom estar atento ao que está por vir. Esperamos que o post tenha lhe ajudado neste aspecto. Até a próxima!

 

Com informações de: Forbes