Blog

 

Assine a nossa Newsletter

Aproveite e cadastre-se para receber gratuitamente informações relevantes para o setor.

A capacitação como ferramenta de valorização profissional

 

Já falamos em outros posts sobre a importância dos profissionais que atuam na área da saúde buscarem atualização constante. Afinal, trata-se de um segmento que avança diariamente – seja em relação às práticas quanto à aplicação de novas tecnologias.

Muito mais que estar atualizado, é essencial reconhecer a importância da capacitação como uma ferramenta de valorização profissional, que cria novas perspectivas para a carreira. No post de hoje falaremos um pouco mais sobre o tema.

Ampliar o conhecimento além da área de formação

Muitos profissionais enxergam a necessidade de ampliar a sua área de formação, indo além das disciplinas e abordagens acadêmicas. Os cursos livres, de extensão ou profissionalizantes conseguem contemplar nichos da área da saúde, entrando nas especificidades dos temas. Um equilíbrio entre as abordagens práticas e teóricas.

Disputar vagas em concursos públicos

A grande concorrência no que diz respeito às vagas em concursos torna praticamente obrigatória uma preparação diferenciada. As capacitações na área possibilitam ao profissional uma atualização constante, dando a ele subsídios para obter um bom desempenho nos testes. Aos que já são concursados, estes cursos auxiliam no acesso aos reajustes de cargos e progressão salarial.

Conquistar uma promoção

Atua em determinada área e deseja novos desafios? Investir em capacitação pode ser um caminho para conquistar uma promoção na empresa na qual você atua. Muitas organizações costumam abrir seleções internas, para prestigiar profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários. Por isso é importante manter-se atualizado, estar atento às oportunidades e preparado (e capacitado) para aproveitá-las.

 

Quais aspectos devo considerar ao buscar uma capacitação?

Ao analisar as propostas de cursos e formações na área da saúde, é essencial que o profissional avalie o que é oferecido e o que ele procura a curto, médio e longo prazo. Outro ponto que deve ser observado consiste no investimento que será feito.

Um curso profissionalizante com ementa consistente e uma ampla carga horária pode ser um indicativo de um investimento que valha a pena. Capacitações que abordem temas que equilibrem a prática e a teoria, trazendo o que há de mais novo na área, também. Afinal, o objetivo desse tipo de curso é fornecer subsídios para o aluno ter domínio dos conteúdos ministrados, considerando o que há de mais atual.

É preciso também estar atento à credibilidade da instituição que oferece o curso e quais profissionais irão ministrar as disciplinas. A vivência real dos professores no mercado vai ajudar a revelar a consistência da capacitação.

Você não dispõe de muito tempo livre para se capacitar? É importante também analisar se o curso que você deseja fazer está disponível na modalidade EAD, sem que haja ônus no processo de aprendizagem – se comparado à modalidade presencial.

 

EAD ou presencial? Confira neste post como analisar qual a modalidade de curso mais indicada para você!

 

Após observar as vantagens de investir em capacitações e os diferenciais que elas podem agregar à sua carreira, esperamos que você decida por começar agora!