
Como a Consaúde melhorou suas rotinas de auditoria e liberação de OPMEs

Sobre a Consaúde
A Consaúde é uma operadora de planos de saúde, situada na cidade de Ponta Grossa/PR. Atualmente, possui uma carteira com mais de 17 mil beneficiários e conta com aproximadamente 400 profissionais credenciados – distribuídos em mais de 30 municípios.
O problema
Após reformular seus processos internos, os gestores da operadora sentiram a necessidade de melhorar as rotinas de liberação e auditoria dos materiais de alto custo (órteses, próteses e materiais especiais). Desta forma, no ano de 2018 foi iniciada uma parceria com a Gestão OPME.
A solução
A Gestão OPME auxilia diretamente os setores de auditoria de contas, auditoria de guias e liberação de OPME da operadora, por meio do serviço AnalytiCare, e das plataformas LibMed e PriceMed.
A partir da utilização da plataforma de Guias, por exemplo, é possível consultar informações relacionadas aos procedimentos médicos e respectivos materiais necessários para sua realização. “É muito importante sabermos quais materiais são indicados para cada tipo de procedimento”, considera a coordenadora de materiais da Consaúde, Viviane Van Beek.
De acordo com ela, com os pareceres é possível obter maior respaldo para a tomada de decisão e proceder com as autorizações (como com as negativas) de forma mais segura, baseado em argumentos técnicos.
Os resultados
Ao longo de 2018, a Consaúde já conseguiu mensurar os benefícios que a Gestão OPME proporcionou para a instituição, com resultados positivos tanto para a operadora como para o beneficiário. “Nosso objetivo é permanecer prestando um atendimento eficaz, eficiente e efetivo aos nossos beneficiários”, afirma a coordenadora.
De acordo com Viviane Van Beek, os principais benefícios alcançados a partir da contratação dos serviços foram:
• Maior conhecimento técnico dos materiais solicitados;
• Segurança no processo de autorização e/ou negativa dos materiais;
• Redução de custos indevidos;
• Respaldo para a tomada de decisão.
“Recomendaríamos os serviços da Gestão OPME, pois tivemos resultados bem significativos a partir da contratação dos serviços”
Viviane Van Beek, coordenadora de materiais da Consaúde
