
Como otimizar a auditoria hospitalar
A melhor maneira de garantir a prestação de serviços de qualidade e, ao mesmo tempo, ser capaz de realizar uma gestão eficiente no controle de custos dos hospitais é por meio da auditoria.
No entanto, os processos de auditoria hospitalar são pautados pela demora em sua realização. Isso se dá, muitas vezes, devido à desorganização dos procedimentos hospitalares internos, o que prejudica a verificação e a tomada de medidas que tenham o objetivo de atingir a excelência no serviço e a redução eficiente de custos.
A boa notícia é que há maneiras de otimizar o processo de auditoria hospitalar para que o tempo de execução seja menor e os resultados mais eficientes. Acompanhe.
O planejamento é essencial
Para que uma auditoria seja eficiente não é necessário que ela seja feita por uma equipe terceirizada. As auditorias realizadas internamente, conduzida pelos próprios colaboradores, também permitem uma redução significativa no tempo para identificar a situação de todos os departamentos, implantar treinamentos e aplicar as mudanças necessárias.
Independentemente da equipe que conduzirá a auditoria, o planejamento eficiente é que ditará o tempo necessário que cada setor do hospital demandará para que o diagnóstico da situação seja alcançado.
O planejamento deve ser composto pela lista de medidas que deverão ser implantadas, projetando os resultados esperados e considerando as alterações pertinentes que ocorrerão em curto, médio e longo prazo.
Os departamentos mais importantes deverão ser auditados em primeiro lugar
Os departamentos que desempenham os papéis mais importantes e fundamentais dentro do ambiente hospitalar são os que deverão ser auditados em primeiro lugar. O ideal é que os setores que impactam direta ou indiretamente os outros departamentos do hospital estejam no topo da lista da auditoria.
Na sequência, é preciso auditar os departamentos mais onerosos do hospital, como o setor de suprimentos, OPMEs, farmácia, e assim por diante. É preciso atentar-se ao manuseio e manutenção de equipamentos, realização dos procedimentos habituais de cadastro e avaliação, identificando possíveis necessidades de treinamentos, troca de fornecedores, entre outros.
Recorra ao banco de dados e sistemas de informação
Parte de uma gestão hospitalar eficiente é coletar dados e informações que servirão para a otimização da auditoria. A partir destes dados, os auditores conseguem visualizar, por meio de tabelas e gráficos, os setores e procedimentos que não estão em consonância com as diretrizes do hospital.
Para otimizar a auditoria utilizando tais informações e implantar as mudanças realmente necessárias, leve em consideração as pesquisas de satisfação quanto ao serviço prestado, além do quantitativo de glosas e das solicitações das mais diversas ordens: manutenção, medicamentos, etc. Em seguida, direcione os esforços para cada setor a fim de retificar e alterar o que for necessário.
Invista em treinamentos para as equipes
Encare o treinamento de equipes como uma medicina preventiva. O treinamento periódico garante que a padronização dos processos hospitalares se mantenha e a qualidade do serviço prestado em todo os setores do ambiente hospitalar seja preservada.
Os treinamentos são ainda mais importantes especialmente depois de mudanças implantadas devido ao diagnóstico da auditoria. Por conseguinte, o tempo de realização das auditorias são reduzidos e os resultados se tornam mais positivos aos colaboradores e aos pacientes.