Blog

 

Assine a nossa Newsletter

Aproveite e cadastre-se para receber gratuitamente informações relevantes para o setor.

EAD ou presencial: como optar pela melhor modalidade de curso

Você decidiu que chegou a hora de investir em uma capacitação na sua área, mas deseja saber qual a melhor modalidade para se matricular. Será que o ensino a distância (EAD) proporciona um aprendizado tão eficiente quanto o presencial? Quando vale a pena investir no deslocamento e frequentar presencialmente a capacitação? Pensando em elucidar essas questões é que preparamos o blog post de hoje.

As características dos cursos presenciais

Se você tem disponibilidade (tanto de tempo quanto financeira) para se deslocar durante o período do curso, a modalidade presencial pode ser uma opção. A interação com a turma e a proximidade com os professores consistem em algumas das vantagens dessa modalidade. Se a capacitação incluir exercícios práticos ou necessitar do uso de laboratórios, estar presencialmente no curso traz benefícios ao processo de aprendizagem. O networking que pode ser construído a partir do convívio com os colegas também é um benefício trazido pela modalidade presencial, que possibilita mais disciplina e foco aos alunos matriculados. Outro ponto de destaque consiste nas dúvidas que podem ser sanadas junto aos professores, em tempo real.

Portanto, a modalidade presencial pode ser considerada a melhor opção quando:

  • você dispõe de tempo comparecer no dia e hora das aulas;
  • os custos do deslocamento não irão onerar o seu orçamento;
  • a capacitação conta com exercícios práticos, que necessitam do uso de laboratórios;
  • o curso prevê debates e seminários;
  • o tema desperta muitas dúvidas que precisam ser sanadas junto aos professores e em tempo real.

Os benefícios da capacitação EAD

Se a sua rotina é agitada e você não possui tempo (regular) disponível, a modalidade EAD pode ser uma opção. A flexibilidade proporcionada pelo formato das aulas faz com que o aluno possa ter acesso ao conteúdo quando puder e onde preferir. Uma ótima alternativa aos que gostam de gerenciar o tempo e ter mais autonomia no desenvolvimento de atividades.

Ao mesmo tempo, as capacitações na modalidade EAD necessitam de foco redobrado do aluno, que deve desenvolver sua própria dinâmica e organização, para que consiga absorver o conteúdo ao máximo. Caso aconteçam imprevistos (como atrasos ou doença), a aula pode ser assistida em outro momento, não sendo contabilizada como falta. Devido a disponibilização da aula em uma plataforma web, os custos desse tipo de capacitação tendem a ser reduzidas, o que reflete no preço final repassado ao aluno.

Quando falamos do ensino a distância, não há limitação geográfica. É possível assistir às aulas de qualquer lugar e a qualquer hora – o que torna o acesso ao ensino algo mais democrático e acessível.

Ou seja, a modalidade EAD é a melhor escolha quando:

  • você dispõe de pouco tempo para comparecer às aulas;
  • o curso será ministrado em uma cidade distante da sua;
  • os custos para deslocamento são altos e onerosos para o seu orçamento;
  • você possui autonomia e planejamento para se organizar e assistir às aulas;
  • você prefere ditar o ritmo de aprendizagem.

O que irá determinar a melhor modalidade de capacitação é uma junção de diferentes aspectos, que devem ser analisados e considerados. Pondere cada um deles, analise o momento atual (seja do ponto de vista financeiro ou, ainda, de tempo disponível) e faça a melhor escolha. O importante é que a busca por aperfeiçoamento seja uma constante em sua vida profissional.