
Estratégias para uma auditoria eficaz em OPME
O setor de OPME é um dos maiores desafios dos gestores das instituições de saúde. Com um orçamento elevado, todos os processos de autorização para o recebimento e implantação de um dispositivo médico implantável precisam ser controlados de forma eficiente para que a saúde financeira destas empresas não fique comprometida.
Dessa forma, o impacto financeiro que o setor de OPME gera dentro de uma instituição de saúde exige que os gestores fiquem atentos aos custos, pois a sinistralidade é um fator que permanece crescendo anualmente.
Portanto, realizar auditorias periódicas nas OPMEs é uma medida inteligente que beneficiará a instituição no gerenciamento do impacto financeiro. É preciso lembrar que a comissão de auditoria deve ser composta por profissionais capacitados que combinem conhecimentos técnicos e de gestão para que a ação produza resultados significantes.
A auditoria eficiente em OPME
O primeiro passo para uma auditoria eficiente em OPME é analisar os contratos com as operadoras de saúde.
Vale ressaltar que, a partir de 1998, ano em que a Lei 9.656 foi promulgada, os contratos com as operadoras de saúde passaram a ser chamados de contratos regulamentados, ao passo que, os anteriores a esse ano ficaram conhecidos como contratos não regulamentados.
Sendo assim, uma maneira de garantir o controle em OPME é estudar todas as cláusulas dos contratos anteriores e posteriores a 1998, observando a cobertura de cada caso. Mais uma vez, cabe apontar que a ANS divulga anualmente o rol de serviços aos quais os segurados têm direito e as operadoras o dever de fornecer, independentemente de seus contratos.
Por isso, a auditoria eficiente propõe a constante atualização juntamente à divulgação do rol de serviços da ANS.
Outro ponto importante sobre as estratégias para uma auditoria eficaz em OPME é escolher auditores especializados no setor que atendam às particularidades das OPMEs, por exemplo, o conhecimento do gráfico de Pareto, também conhecido como 80-20 ou curva ABC, o qual classifica as informações sobre os materiais de maior e menor importância dentro do setor.
O relatório de auditoria em OPME deve conter:
- A descrição técnica de todos os materiais utilizados pelo setor;
- A quantidade utilizada durante o período de um ano;
- Os devidos registros junto à ANVISA;
- Dados dos fabricantes, e
- Valores unitário e total de cada item.
É fundamental obter informações precisas quanto ao valor gasto com cada OPME e o valor total referente a todos os materiais utilizados pelo setor para que os materiais de maior impacto possam ser identificados e controlados corretamente.
Benefícios da auditoria eficiente em OPME
A finalidade de se realizar auditorias periódicas no setor de OPME é garantir que os gestores tenham em mão dados para que possam executar suas funções com excelência e, ao mesmo tempo, mensurar os processos do setor de modo a garantir a estabilidade financeira de toda a instituição, ajustando suas ações.
Além disso, a investigação das informações auditadas e sua respectiva divulgação juntamente com soluções eficientes que buscam a excelência na gestão como um todo, traz credibilidade e estabelece uma relação de transparência com os colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes.