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A gestão eficiente de equipes de saúde em 5 passos

A gestão eficiente de equipes de saúde em 5 passos

Uma equipe de saúde bem gerida reflete diretamente no sucesso da empresa. Especificamente dentro do ambiente hospitalar e das operadoras de saúde, a integração das equipes multidisciplinares depende de uma gestão eficiente para que entreguem os melhores resultados, oferecendo um serviço de qualidade capaz de agradar até o mais exigente dos clientes.

Sob esse aspecto, adotar procedimentos que otimizem os protocolos administrativos e deem suporte para que as equipes desenvolvam autonomia com responsabilidade e espírito de trabalho em equipe resultam em benefícios não apenas à administração, mas também a todos os envolvidos no processo administrativo: fornecedores, colaboradores e clientes.

 

5 dicas valiosas para uma gestão eficiente de equipes em saúde

Listamos abaixo 5 dicas para que os gestores possam planejar e aprimorar a integração entre as equipes de saúde. Acompanhe.

 

1. A comunicação transparente é a base da gestão eficiente

Neste passo, o papel do gestor é prover recursos para que os membros de cada equipe encontrem suporte para que saibam o que é esperado deles e para suprirem quaisquer dúvidas no que se refere à execução de suas tarefas.

Os bons gestores entendem que estabelecer canais de comunicação transparentes com suas equipes de saúde são importantes para estreitar a relação profissional entre ambas as partes. É por meio destes canais, que funcionam bilateralmente, que os colaboradores se sentem confiantes em desenvolver autonomia e, consequentemente, a proatividade.

 

2. O foco deve estar nas pessoas, não apenas em resultados

Obviamente, o objetivo de toda empresa, inclusive de um hospital e operadora, é gerar resultados positivos. No entanto, é preciso que os gestores tenham em mente que resultados são obtidos por pessoas e, por esse motivo, a gestão eficiente de equipes de saúde precisa estar focada em seus colaboradores.

Reconhecer as necessidades de cada equipe é importante, porém, é preciso, também, levar em consideração que mesmo as equipes mais homogêneas são compostas por indivíduos diferentes, que possuem desejos, necessidades e expectativas diferentes.

Identificar os pontos mais fortes e as fraquezas de cada indivíduo e de cada equipe fornece ferramentas para uma gestão mais eficiente.

 

3. O feedback é importante para a equipe e para a empresa

Fornecer feedbacks periódicos às equipes de saúde é muito importante para mantê-las motivadas. Contudo, o feedback da equipe para a empresa também é relevante para que ambas as partes se mantenham alinhadas à um objetivo comum.

Sendo assim, ouvir o que suas equipes têm a dizer sobre os processos organizacionais do hospital e operadora de saúde é uma maneira inteligente de aumentar a confiança na relação profissional e garantir a motivação dos colaboradores.

 

4. A qualidade do serviço prestado é reflexo de uma organização estruturada

Tudo o que foi mencionado até o momento são características de uma organização estruturada que se reflete diretamente na qualidade do serviço prestado.

Por esse motivo, encare a organização da gestão, sobretudo a de materiais de alto custo, como as OPMEs, como uma prioridade para que todo o resto funcione como esperado e exceda as expectativas de todos.

 

5. Use a tecnologia e o conhecimento especializado a favor da gestão

É inegável o papel da tecnologia na gestão empresarial e esse aspecto não é diferente na gestão do setor saúde. Gestores e colaboradores podem se beneficiar grandemente com o auxílio de softwares desenvolvidos especificamente para simplificar processos e tornar a relação entre as partes mais sólida. Ainda, o conhecimento especializado disponível pode fazer a diferença quando se trata de materiais que impactam fortemente no custo do setor (OPMEs).

Colaboradores motivados e que compreendem exatamente o papel que desempenham dentro da organização produzem mais e se sentem mais confiantes para abraçarem os valores e a missão da empresa e, assim, caminharem juntos rumo ao sucesso.

 
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