
Modelo de suporte técnico especializado em OPME tem gerado resultados satisfatórios para operadoras de saúde.
A utilização inadequada de OPME invariavelmente acarreta desperdícios de recursos, além de afetar a qualidade na prestação dos serviços. Nesse cenário, a capacitação dos profissionais e o suporte técnico adequado mostram-se fatores relevantes no setor.
No cenário atual encontram-se presentes as seguintes ameaças:
Elevado custo dos materiais, consumindo recursos significativos;
Falta de padronização dos materiais utilizados;
Ausência de uniformidade dos preços;
Diferentes formas operacionais;
Segregação e desorganização das operações.
O que pode ser feito?
A fim de conter estas ameaças, operadoras e unidades hospitalares têm concentrado esforços no sentido de melhor estruturar as operações que envolvem os materiais de alto custo. “Poder contar com o suporte técnico especializado na hora de decidir a pertinência na utilização do OPME e saber se o preço que pagamos está dentro da realidade de mercado tem gerado resultados muito positivo”, ressalta o diretor técnico de uma operadora.
Muitas vezes, a ausência de uma análise criteriosa tem permitido que situações inadequadas passem pela autorização sem que sejam percebidas:
– cotação de OPME com sobrepreço de até 200%;
– cobrança de instrumental cirúrgico já incluso em taxa de sala (paga 2 vezes);
– cobrança de quantidade excessiva de material, mais do que o necessário para o procedimento (micromolas, parafusos bloqueados, etc);
– pagamento de aluguel de equipamentos que são cedidos em regime de comodato (sem custos).
Além dos fatores já conhecidos para o aumento dos custos assistenciais, como o envelhecimento da população e o lançamento de novas tecnologias, o tratamento inadequado dessas situações, lamentavelmente reincidentes, repercutem diretamente no aumento dos custos. No entanto, as medidas para solucioná-las podem ser implementadas de maneira mais objetiva e imediata, pois o conhecimento especializado disponível assegura resultados concretos e reais na melhoria da gestão de OPME.