Blog

 

Assine a nossa Newsletter

Aproveite e cadastre-se para receber gratuitamente informações relevantes para o setor.

Parecer técnico: como transformá-lo em uma ferramenta de gestão

Quem está no dia a dia dos setores de auditoria e OPME das operadoras e hospitais têm contato direto com ele, que traz informações sobre o procedimento médico e materiais utilizados para executá-los. Trata-se do parecer técnico, um documento que norteia as autorizações de procedimentos, mas que pode ser usado também como uma ferramenta de gestão dentro das operadoras.
Você sabe como utilizá-lo para alcançar resultados satisfatórios neste sentido? No post de hoje iremos abordar essas possibilidades.

Respaldo para autorizações

No processo de autorização do procedimento e compra dos materiais, o respaldo técnico é essencial. Neste sentido um parecer baseado nas diretrizes dos órgãos reguladores isenta o profissional de problemas relacionados a pedidos de materiais não-indicados aos procedimentos. Ou seja, a autorização de compra só pode ser dada se os materiais listados forem condizentes com o processo que será realizado.

Melhoria nas rotinas de auditoria

Com o uso e análise dos pareceres técnicos, é possível otimizar o processo de auditoria feito internamente pela operadora. A liberação das autorizações acontece de maneira mais ágil e os gargalos que eventualmente surgem no setor de auditoria diminuem de maneira significativa.

Repositório de informação para consultas posteriores

Os pareceres técnicos contêm um grande número de dados relevantes, que podem revelar informações estratégicas para a gestão da operadora/hospital. Por se tratar de um documento, é essencial também que ele seja arquivado, para que possa ser consultado posteriormente, sempre que solicitado. O parecer técnico revela também a recorrência dos procedimentos e, consequentemente, os materiais que demandam maior número de pedidos de compra. Existem, inclusive, plataformas nas quais se torna possível armazenar as informações relativas aos pareceres e fornecem maior acessibilidade e disponibilidade dos dados.

Redução dos custos para aquisição de materiais

Com o diagnóstico dos procedimentos (e materiais) recorrentes, é possível trabalhar na redução de custos, buscando a análise de pertinência dos materiais solicitados e possíveis negociações de preços em casos de maior demanda.

Otimização das atividades operacionais

Um parecer técnico assertivo reduz (e muito) o tempo de análise dos profissionais envolvidos no processo de liberação dos procedimentos. Com isso a mão de obra é otimizada, podendo ser alocada em outras atividades.

Um documento que faz parte da rotina das operadoras e que pode ser incorporado como uma ferramenta de gestão. O parecer técnico se torna um excelente aliado para que os gerentes, coordenadores de área e diretores possam elaborar indicadores mais assertivos, estabelecer métricas reais e alcançarem os melhores resultados.

 

Uma consultoria especializada pode auxiliar no processo de análise dos pareceres técnicos de sua operadora/hospital. Conheça o serviço oferecido pela Gestão OPME relacionado a essa rotina e conte com um aliado para a redução de custos!