Blog

 

Assine a nossa Newsletter

Aproveite e cadastre-se para receber gratuitamente informações relevantes para o setor.

Recursos tecnológicos que estão transformando a área da saúde

Os avanços tecnológicos têm desempenhado um papel fundamental na transformação das áreas ligadas à saúde.

Desde impressoras 3D que permitem uma abrangência completa e mais segura antes de procedimentos cirúrgicos, passando pela possibilidade de cirurgias minimamente invasivas e chegando até a otimização dos processos burocráticos a fim de aumentar a qualidade do serviço prestado ao paciente, uma empresa voltada à saúde não existe sem a tecnologia.

Como mencionado, tais avanços tecnológicos cobrem praticamente todas as áreas relacionadas à saúde, pois estão presentes na execução de exames e obtenção de diagnósticos mais precisos, em cirurgias, bem como na utilização de OPMEs , e, também, na rotina da gestão hospitalar passando por todos os setores.

Separamos abaixo os recursos tecnológicos que encabeçam a transformação nos diversos setores da saúde e os benefícios que são tirados deles. Confira!

 

Aplicativos que facilitam a vida do paciente

Atualmente, os pacientes podem contar com uma série de aplicativos que visam facilitar suas vidas e incentivá-los a prosseguir com seus tratamentos e/ou utilizar das medidas da medicina preventiva para não apenas aumentar a qualidade de suas vidas, mas lhes garantir um ótimo estado geral de saúde.

As diversas operadoras de saúde já disponibilizam aplicativos em que o paciente é capaz de utilizar seus serviços, como cartão virtual, solicitações, acompanhamento de tratamentos e consultas, entre outros, que não apenas contribuem para que os seus clientes recebam um serviço de qualidade, mas também para que elas mesmas possam ter maior controle sobre seus procedimentos.

 

Realidade virtual

Não é mais possível pensar em um ambiente hospitalar sem a presença da realidade virtual. Esse recurso possui uma gama extensa de uso, como por exemplo no acompanhamento de cirurgias por outros médicos e equipes de saúde, para o melhor entendimento do funcionamento do organismo humano.

Um dos usos mais interessantes da realidade virtual é a contribuição para o setor de OPMEs. Um paciente que está prestes a receber um dispositivo médico implantável (DMI) pode fazer uma espécie de treinamento com a realidade virtual para compreender sua nova rotina, facilitando sua adaptação.

 

Marcadores genéticos para diversas doenças

Os recursos tecnológicos possuem uma valiosa contribuição nos testes genéticos que identificam marcadores para diversas doenças: diabetes, Mal de Alzheimer, doenças cardíacas, anomalias genéticas e até os mais variados tipos de câncer.

Esses testes permitem que o paciente comece seu tratamento antes mesmo da doença se manifestar, garantindo uma maior chance para retardar o surgimento dessas doenças e, também, no sucesso no tratamento.

 

Robôs cirurgiões

Em muitos hospitais, os robôs cirurgiões já não são nenhuma novidade. O mais conhecido, o Da Vinci, já vem sendo usado desde a década de 1980 nas cirurgias do trato urinário com muito sucesso.

No entanto, outros robôs estão surgindo com a finalidade de tornar as cirurgias minimamente invasivas, com praticamente nada de sangramento, além de promover uma recuperação mais rápida e completa dos pacientes. O pós-operatório se torna fácil, quase indolor e oferece muito mais conforto para que o paciente possa retomar sua rotina o mais rápido possível.

 

A tecnologia ainda pode ser encontrada otimizando as rotinas de um ambiente hospitalar e das operadoras de saúde, desburocratizando todos os processos dos diversos setores que compõem tal ambiente, facilitando o controle de custos e aumentando a qualidade do serviço oferecido.