
Unimed Araçatuba, as melhorias na padronização de processos e a redução de custos
Sobre a Unimed Araçatuba
A Unimed Araçatuba nasceu em 1978 – há 42 anos – com um pequeno grupo de médicos. Hoje é considerada a maior cooperativa médica da região. Além de dezenas de médicos credenciados, conta com um hospital de alta complexidade, o qual recebeu a acreditação com excelência nível III pela ONA. A operadora também possui certificação RN 277 nível I – ouro – pela ANS, além da ISO 9001/2015 na operadora e no Hospital Unimed Araçatuba.
Tendo como missão promover uma gestão sustentável, que equilibra custos e garante um atendimento médico de qualidade aos beneficiários, a Unimed Araçatuba estabeleceu parceria com a Gestão OPME em 2017.
O problema
Conforme a Supervisora do Núcleo de OPME, Andréia Domingues, a principal necessidade da operadora consistia em estruturar um setor técnico e especializado em OPME. Entre os problemas enfrentados estavam a inexistência de um setor especializado – no qual não eram adotados protocolos para a liberação dos OPMEs –, dificuldades relacionadas à rastreabilidade e fragilidade da Auditoria Médica. “Visávamos a padronização do processo de análise técnica, redução de custos, garantia de rastreabilidade, entre outros pontos de melhoria”, relata Andréia.
A solução
Com o objetivo de solucionar os problemas enfrentados e dar respaldo ao processo de auditoria, a Unimed Araçatuba buscou a Gestão OPME e passou a contar com as soluções AnalytiCare, PriceMed, LibMed e CheckMed.
Os serviços prestados agregaram às rotinas do Núcleo de OPME, Auditoria Médica e de Enfermagem, além dos setores de Compras e Faturamento. “E também ao próprio beneficiário, com a melhoria da qualidade e segurança do atendimento oferecido”, pontua Cláudia Pires, Coordenadora de OPME da Unimed Araçatuba.
Os resultados
A partir dos resultados alcançados pela operadora, foi possível estabelecer um padrão para o processo de análise técnica, liberação e rastreabilidade dos OPMEs. As soluções também contribuíram para otimização dos recursos e redução de gastos desnecessários. De acordo com Cláudia, a alta gestão da Unimed Araçatuba avalia periodicamente os resultados por meio de um documento elaborado pelo setor, denominado Acad (análise crítica da alta direção).

Para a Supervisora do Núcleo de OPME da Unimed Araçatuba, as melhorias já observadas a partir da parceria consistem em:
- Otimização de recursos operacionais;
- Redução de gastos desnecessários;
- Padronização de processos;
- Análise técnica mais assertiva.
“Foi a partir dos serviços oferecidos que conseguimos estruturar o Núcleo de OPME e realizar muitas melhorias nos processos internos, que contribuiram para os resultados alcançados. Recomendamos!”
Andréia Domingues – Supervisora do Núcleo de OPME da Unimed Araçatuba
